RESPOSTA A ORONET
Uma vez que Oronet declarou não estar disposto a promover um debate, procurarei ser breve em minha resposta ao seu texto, principalmente por 3 motivos.
PRIMEIRO
O autor inicialmente se propôs a aceitar o desafio de minha parte enunciado em
BÍBLIA X CIÊNCIA que pode ser resumido em duas afirmações:- A Bíblia é GEOCÊNTRICA
- A Bíblia apresenta uma visão geográfica de TERRA PLANA.
Porém, Oronet não se fixou exatamente nesse texto, promovendo tentativas de refutação sobre diversos outros textos da área
EVOLUÇÃO ou CRIAÇÃO? e acabou por se desviar do assunto principal.Por fim ele não apresentou NENHUM argumento que abalasse as afirmações principais, tendo se restringido apenas a abordagens periféricas.
SEGUNDO
O autor não apresentou NENHUM argumento que me fosse novo. Na verdade seu texto foi basicamente uma coletânea de ARGUMENTOS CLÁSSICOS DA
SOCIEDADE TORRE DE VIGÍLIA (Testemunhas de Jeová), com os quais já estou familiarizado há anos através das revistas SENTINELA e DESPERTAI que recebo regularmente em casa, e para os quais já tenho respostas prontas que hão de ser publicadas numa seção de meu site que trará os argumentos mais frequentes de forma mais detalhada.Outras excelentes refutações dos textos da WATCHTOWER SOCIETY podem ser encontrados no site
OBSERVATÓRIO DA WATCHTOWER que se dedica a contestar as afirmações dos Testemunhas de JeováAssim sou levado a concluir que o não identificado Oronet é um Testemunha de Jeová, ou pelo menos alguém muito influenciado pelas idéias de tal Sociedade, que devo admitir também me impressionavam numa determinada época.
Algumas de suas afirmações são clássicas dos Testemunhas, como a hipótese DIA-ERA, que vê os "dias" do Gênese como períodos de milhares ou milhões de anos, a alegação, bem fundamentada por sinal, de que a Bíblia não prega uma Punição Eterna num Inferno de Fogo, ou a discordância com o Dogma da Trindade, esse por sinal exclusivo da Watchtower.
TERCEIRO
O autor praticou uma abordagem muito pessoal apesar de não se identificar, chamando-me constantemente pelo primeiro nome, fazendo referências as minhas declarações sobre minha vida pessoal e constantemente usando minha postura não radical como forma de me acusar de indecisão. Inclusive sacando frases de contextos diferentes para colocá-las em oposição.
Num parte de seu texto faz uma declaração maniqueísta
"Com a bíblia é assim: Ou se acredita em tudo, ou não se acredita em nada."Repreendendo minha postura de atacar e defender a Bíblia ao mesmo tempo, o que é fruto de uma posição de não extremismo, que quer contribuir para o desmascaramento da farsa da Inerrância Bíblica mas ao mesmo tempo não pretende assumir uma postura globalmente Anti-Bíblica.
Quase um terço de seu texto á constituído de citações da própria Bíblia, que é justamente o que está em questão. A abordagem mais adequada seria a de utilizar apenas raciocínios sobre as passagens bíblicas e não impô-las tentando forçar uma simulação de verdade, se eu não acredito na Inerrância Bíblica, utilizá-la como argumento é inútil. Por isso os Testemunhas de Jeová muitas vezes começam seus textos tentando provar a origem divina da Bíblia apelando para alegações arqueológicas, históricas e da própria inerrância científica, mas são todos argumentos falhos e falaciosos.
Oronet saca várias de minhas frases fora de seu contexto, inclusive de textos distintos e em alguns casos distorcendo por completo o sentido como:
" Ser evolucionista é ser ateu... existem religiões totalmente compatíveis com a idéia evolucionista." Marcus, o fato é que a Bíblia não dá margem para a idéia de que Deus usou a evolução para produzir as várias espécies de ‘coisas’ viventes. ( veja Gênesis 1: 11,12-21,24,25 e 26) A Bíblia também fala de Babilônia, a grande, o império da religião falsa.
Aquele que verificar
meu texto original onde ocorre esta frase perceberá que não se trata exatamente disso, e Oronet cai justo no extremismo de considerar como verdade religiosa única uma interpretação fundamentalista da Bíblia.Mas em minha opinião, ela chega ao extremo quando estabelece a seguinte confrontação de uma frase minha, distorcida, e com meu nome incompleto, com aquela que para mim é uma das passagens mas deprimentes da Bíblia.
" Filosofia. Literalmente, um filosofo é...alguém que admira e busca a sabedoria." Marcus Valerio.
(Provérbios 1:7)
O temor de Jeová é o princípio do conhecimento. Sabedoria e disciplina são o que os meros tolos têm desprezado.Ou seja, a crença de que o verdadeiro conhecimento é fruto do MEDO, e não de PHILOS, o AMOR.
Esse assunto é abordado no texto
EVOLUCIONISMO e CRIACIONISMO: frutos do AMOR e do MEDO.
Por fim, o autor fugiu completamente do assunto, e não abordou a questão principal, minha afirmação de que:
A BÍBLIA APRESENTA UMA TERRA PLANA E GEOCÊNTRICA!
Algumas semanas depois, para quem não estava disposto a promover um debate, Oronet se prontificou com bastante entusiasmo, enviando-me o texto
OPINIÕES DIFERENTES, onde faz uma boa defesa de seus pontos de vista.Marcus Valerio XR