Esse é o texto integral de um Testemunha de Jeová cognominado Oronet, que preferiu não se identificar. Inicialmente ele se propôs a refutar meu texto BÍBLIA X CIÊNCIA, mas à aquele que se dispuser a lê-lo, deixo o julgamento sobre se ele conseguiu derrubar ou não minha afirmação fundamental. De que A BÍBLIA É GEOCÊNTRICA E APRESENTA UMA TERRA PLANA!

Marcus Valerio XR

____________________________________________________________________________________________________

 

O refuto a Marcus Valerio XR

Marcus Valerio XR - evo@xr.pro.br - Brasília/Distrito Federal, enviou em 25/01/2001

Desafio qualquer pessoa no mundo a me refutar quando demonstro a completa anticientificidade da Bíblia em meu texto BÍBLIA X CIÊNCIA. http://www.xr.pro.br/CriaXEvo/BibleXCien.html
Pela a Bíblia a TERRA É PLANA! E É O CENTRO DO UNIVERSO!
Convido qualquer Criacionista a tentar me contradizer através da própria leitura direta da Bíblia.
Marcus Valerio XR
http://www.xr.pro.br

(Mateus 15:14) Deixai-os. Guias cegos é o que eles são. Se, pois, um cego guiar outro cego, ambos cairão numa cova."

Marcus, seu desafio é um absurdo e sua afirmação "SIM!!! A BÍBLIA É ANTI-CIENTÍFICA!!!" é mais absurda ainda. Mas antes que eu refute suas idéias, permita-me que me apresente:

Manterei- me no anonimato, mas sou profissional da área de telecomunicações, casado, nascido em novembro de 1974, trabalho na Brasil telecom no sul do país. Desde de já afirmo: não sou contra a ciência "confirmada".

O fato de alguns lideres religiosos não terem competência para defender a bíblia não a torna um livro falso ou "falho". Por exemplo: um homem acusado de um crime pode ser condenado à prisão, mas, não é necessariamente culpado. Se seu advogado for incompetente, e não empenhar-se em busca da verdade, a justiça poderá ter condenado um inocente à prisão.

A bíblia é sem dúvida o livro de maior circulação do mundo, mas, não é e nem tem o objetivo de ser um compêndio científico. Foi escrita num período de 16 séculos e traduzida, completa ou em parte, em aproximadamente 1800 línguas. Afirma originar-se de Deus, explica o significado das grandes questões mundiais, bem como o objetivo da vida, e mostra como os nossos problemas serão solucionados.

Sem dúvida a bíblia foi escrita para pessoas de todos os tempos, nacionalidades e grau de instrução.

(Atos 10:34,35) Em vista disso, Pedro abriu a boca e disse: "Certamente percebo que Deus não é parcial, 35 mas, em cada nação, o homem que o teme e que faz a justiça lhe é aceitável.

"Nem sequer consideram a possibilidade de que no contexto temporal no qual a Bíblia foi escrita seria talvez impraticável, mesmo para uma inteligência superior, revelar conceitos físicos impossíveis de serem compreendidos pelos povos antigos, a não ser que se quisesse transformar tal livro num tratado científico", esta sua afirmação é falsa. Embora grande parte das religiões realmente não considere tal possibilidade, aqueles que você chamou de "teólogos" da sociedade torre de vigia, já haviam publicado no seu livro "A vida - Qual sua origem?" em 1985, pag.36 esta possibilidade (mas, me desculpe, você tinha apenas 14 anos). "Teria o autor da Bíblia escrito passagens que só poderiam ser parcialmente compreendidas milênios mais tarde?" Nem todas passagens bíblicas precisam de "conhecimento avançado" para serem entendidas, pois seu objetivo maior é revelar o conhecimento de Deus e suas leis. Mas deixemos que a própria bíblia responda:

(1 Coríntios 13:9,10) Pois temos conhecimento parcial e profetizamos parcialmente; 10 mas, quando chegar o que é completo, será eliminado o que é parcial.

(Provérbios 4:18) Mas a vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido.

"De fato a Bíblia não declara explicitamente que o Sol gire em torno da Terra, tal afirmação era feita principalmente por alguns filósofos gregos e alexandrinos e sendo assim a Igreja Católica, influenciada por tais visões, assumiu tal postura intransigente ". Você diz que os filósofos afirmavam que o Sol girava em torno da terra e responsabiliza a bíblia por isso. Também desconsidera que os "sábios" que trabalharam nas fileiras da Igreja Católica , estavam mais preocupados em defender AS POSIÇÕES DA IGREJA do que o compromisso bíblico com a verdade. A Igreja desde seus tempos mais remotos , se envolvem nos assuntos do mundo, uma época onde o poder Religioso (Católico) confundia-se com o poder Real (Político). Mas a bíblia (que era mantida em latim, para deixar o povo às cegas e sob controle) já declarava que "um amigo de mundo" é inimigo de deus.

(Tiago 4:4) Adúlteras, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, todo aquele que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

(1 João 2:15-17) Não estejais amando nem o mundo, nem as coisas no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo [o que há] no mundo — o desejo da carne, e o desejo dos olhos, e a ostentação dos meios de vida da pessoa — não se origina do Pai, mas origina-se do mundo. 17 Outrossim, o mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

A Igreja Católica e a bíblia nunca andaram juntas como muitos pensam. O catolicismo ensina até hoje doutrinas contrárias aos ensinamentos bíblicos: Trindade, inferno de fogo, adoração de imagens e etc. Não é de hoje que "Os Católicos não têm apresentado tal preocupação, mas se observarmos as mesmas passagens na Bíblia Católica, o resultado final tende a ser ainda mais desastroso."

Mas era só a Igreja que não concordava com a teoria helicêntrica? Não.

Quando Copérnico propos seu sistema Heliocêntrico, no século XVI, a idéia de que a terra se movia era inaceitável, sob o ponto de vista físico. Naquela época, o sistema de Copérnico podia ser aceito sob o ponto de vista puramente astronômico, mas estava em conflito com a física conhecida. A rotação da terra, por exemplo, deveria produzir a expulsão de todos os corpos de sua superfície. O sistema Heliocêntrico exigia uma nova física, para explicar o motivo pelo qual esses fenômenos não eram observados.

Culpa da bíblia? Não.

Considere o seguinte: Albert Einsten formulou a mais famosa equação da história E=MC², que declara que a energia contida em qualquer partícula de matéria é igual a massa daquele corpo multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. Tal fórmula foi a base para a construção da bomba atômica. Podemos culpa-lo pelas mortes em Hiroshima e Nagasaki? Não. Ninguém tem dúvidas sobre os benefícios que esta descoberta nos deu.

(Jeremias 10:23) Bem sei, ó Jeová, que não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.

É verdade que cada um interpreta a bíblia do seu jeito, e , obviamente, nem todas as interpretações estão corretas. Você por exemplo, da mesma forma que alguns líderes religiosos, manipulou o sentido das passagens bíblicas em apoio a suas próprias idéias, o que pode resultar num dano irremediável. A bíblia nos acautela sobre isso:

(Mateus 7:15-20) "Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. 16 Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; 18 a árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19 Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. 20 Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens].

Duas coisa podem ajudar-nos a entender corretamente a bíblia: 1º. O exame do contexto de qualquer declaração. 2º. A comparação das passagens com outras feitas na bíblia relacionadas com o mesmo assunto. Desse modo, deixamos que a própria palavra de Deus oriente o nosso raciocínio, e a interpretação será dele e não nossa.

Sobre Josué [10] você pergunta: " Como é possível alguém retirar da leitura de trechos como esse, a idéia de que é a Terra e não o Sol que se move?" Qualquer um que não tenha a influência de filósofos gregos ou alexandrios.

"Em ABSOLUTAMENTE NENHUMA passagem bíblica há qualquer referência ao fato de que a Terra se mova, quer em torno do Sol ou que gire em torno de si mesma." A bíblia inteira descreve os eventos segundo a aparência que teriam do ponto de vista de pessoas na terra. Por exemplo, em Gênesis, descreve-se o Sol e a Lua como grandes luminares, em comparação as estrelas.

Gênesis 1:14-19) E Deus prosseguiu, dizendo: "Venha a haver luzeiros na expansão dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite; e eles terão de servir de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos. 15 E terão de servir de luzeiros na expansão dos céus, para iluminarem a terra." E assim se deu. 16 E Deus passou a fazer os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para dominar o dia e o luzeiro menor para dominar a noite, e também as estrelas. 17 Assim, Deus os pôs na expansão dos céus para iluminarem a terra 18 e para dominarem de dia e de noite, e para fazerem separação entre a luz e a escuridão. Deus viu então que [era] bom.

Todavia, muitas estrelas são muito maiores que o nosso Sol, e a lua insignificante quando comparada com elas. Mas não parece assim para um observador terrestre.

"O mais famoso e usado argumento dos defensores da legitimidade científica da Bíblia é sem dúvida o mais falacioso, o de que a Bíblia já afirmava a "redondeza", como alguns gostam de dizer, de nosso planeta... a Terra não é redonda! É Esferóide, por não ser uma esfera perfeita, Geóide seria o termo mais correto. Afirmar que a Terra é Redonda é bem típico de alguém com pouca rigorosidade a respeito de geometria, Círculo é uma figura bidimensional... Esfera é uma figura tridimensional" MARCUS, VOCÊ SE PERDE!!! O POVO ANTIGO NÃO TEM NOÇÃO DE GEOMETRIA!!! "Mesmo uma inteligência superior utiliza termos e linguagem de uma inferior ao se comunicar com ela." MARCUS, SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS!

Sobre Lucas [4]; Nessa ocasião Jesus estava sendo tentado, não poderia utilizar seus poderes sobre humanos, por outro lado, Satanás poderia utilizar os seus, e providenciar visões de "todos os reinos do mundo". Marcus, existem várias possibilidades que você não considerou. Hoje podemos ver "todos os reinos do mundo" pela TV! E nem precisamos de poderes sobre humanos para isso.

MARCUS VOCÊ QUERIA O QUÊ? Que as leis da física, do movimento planetário e suas equações matemáticas estivessem contidas na bíblia? CAI NA REAL! Nossas crianças aprendem tudo na escola, e, nem por isso, consideram que seus pais são burros quando voltam para casa.

Você afirma que a bíblia é anti-científica, mas ignora que, ciência não é só Astronomia. Considere:

A Lei mosaica (século 16 AEC) refletia conhecimento da existência de germes causadores de doenças, milhares de anos antes de Pasteur ter associado os germes às doenças. — Levítico, capítulos 13 e 14.

Mil anos antes de Cristo, Salomão escreveu em linguagem figurada sobre a circulação do sangue, mas a ciência médica teve de esperar até que William Harvey explicasse a circulação no século 17 EC.

Eclesiastes 12:6,7) antes que se remova a corda de prata, e se esmague a tigela de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e tenha sido esmagada a roda de água para a cisterna. 7 Então o pó retorna à terra, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao [verdadeiro] Deus que o deu.

Salomão escreveu sobre formigas que tinham celeiros subterrâneos onde estocavam sementes para durar o inverno inteiro. (Provérbios 6:6-8) Críticos da Bíblia diziam que essas formigas não existiam. Em 1871, porém, certo naturalista britânico descobriu as formigas e seus celeiros.

(Provérbios 6:6,8) Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; vê os seus caminhos e torna-te sábio. 8 prepara seu alimento no próprio verão; tem recolhido seus alimentos na própria colheita.

O Salmo 139:16 reflete conhecimento do código genético:

Salmos 139:16) Teus olhos viram até mesmo meu embrião, E todas as suas partes estavam assentadas por escrito no teu livro, Referente aos dias em que foram formadas, E ainda não havia nem sequer uma entre elas

No sétimo século AEC, antes de os cientistas reconhecerem a migração dos pássaros como fato, a Bíblia revelava, em Jeremias 8:7: "Até a cegonha conhece no céu a sua estação; a rola, a andorinha e o grou conhecem o tempo da sua migração."

" Mas a grande questão em si é: A evidência de erros científicos na Bíblia invalida sua autoria transcendente? Em minha opinião, não necessariamente." Esta sinceramente eu não entendi ! Você não se resolve ! Fala, fala e depois me "larga" uma dessas ! VOCÊ NÃO ACREDITA NEM NO QUE ESCREVE!!!!

"A não ser que se acrescentasse a Bíblia centenas de outros textos para explicar conceitos científicos revolucionários para a época, que sem dúvida poderiam gerar uma reação de ridicularização ou uma precipitação no desenvolvimento científico de um povo que provavelmente não seria maduro para lidar com tal conhecimento." É por isso que eu não te entendo, essa conclusão é lógica ! Você acusa e defende a bíblia ao mesmo tempo.

(1 Coríntios 13:11) Quando eu era pequenino, costumava falar como pequenino, pensar como pequenino, raciocinar como pequenino; mas agora que me tornei homem, eliminei as [características] de pequenino.

"E agora me desculpem os crentes, mas o Deuteronômio, Josué, Juízes e alguns outros me parecem obra de uma mentalidade doentia e perversa" Me recuso a comentar tamanho absurdo. Com a bíblia é assim: Ou se acredita em tudo, ou não se acredita em nada. Não concorda? Continue-mos:

"Pessoalmente acredito que possa haver passagens da Bíblia que tenham emanado de uma inteligência superior, não todas e nem sequer a maioria, mas o tema do Evangelho é praticamente perfeito, revolucionário, ousado e de uma beleza e profundidade realmente incompatíveis para o ambiente em que foi pregado.

O Salmos é de uma poética impressionante, e traz passagens belíssimas, assim como os Provérbios."

Não só o evangelho, mas o Velho e o Novo testamento são de muita importância para nós como veremos:

(2 Timóteo 3:16,17) Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.

Conforme vimos, 2 Timóteo nos diz que TODA A ESCRITURA É INSPIRADA, não apenas uma parte, ou alguns livros. Se vamos criticar ou aceitar, deve ser a bíblia inteira e não apenas alguns livros.

(Revelação 3:15,16) ‘Conheço as tuas ações, que não és nem frio nem quente. Quisera eu que fosses frio ou quente. 16 Assim, porque és morno, e não és nem quente nem frio, vou vomitar-te da minha boca.

Sinceramente, poderias ter me poupado de tais comentários!

"Mas prefiro aplicar minha inteligência em algo mais construtivo." Não há nada de construtivo ou inteligente neste texto, você não conseguiu sustentar seu argumento, conduziu o mesmo de maneira confusa, e, ao mesmo tempo que acusava, fornecia as conclusões que inocentavam a bíblia de suas próprias acusações. Você não foi imparcial, expôs sua opinião pessoal a respeito do assunto, e não se deu conta de que não possuía toda a informação a respeito.

Muito mais se poderia dizer a respeito, mas você sem dúvida entende o ponto.

Você ao longo do texto compara a Bíblia com mitologia e outros livros considerados "sagrados". Comparação infeliz. Talvez pelo fato da Bíblia descrever milagres que, pelo nosso ponto de vista, as vezes pode parecer impossível. " É um problema da própria realidade. Nós não temos como ter certeza da ‘realidade’ de tudo a nossa volta, não podemos de fato garantir se muitas coisas são de fato possíveis ou não." Por exemplo, a Bíblia relata que Jesus nasceu duma virgem (Maria), mas não podemos negar que hoje em dia o próprio homem é capaz de engravidar uma mulher através da Inciminação Artificial, sem que ela tenha relação sexual com outro homem. Teria sido Jesus cristo um personagem imaginário ? Não. Sua influência na história foi maior do que a de qualquer outro homem. O próprio calendário usado na maior parte do mundo se baseia no ano em que ele supostamente nasceu. Sobre a travessia do Mar Vermelho considere o seguinte:

A revista New Scientist publicou que dois físicos da Universidade de Tóquio aplicaram um campo magnético extremamente forte num tubo horizontal parcialmente cheio de água. A água foi forçada para as extremidades do tubo, deixando seca a parte do meio. O fenômeno, descoberto em 1994, acontece porque a água é ligeiramente diamagnética, ou seja, um ímã a repele. O confirmado fenômeno de a água deslocar-se de onde um campo magnético é muito forte para onde ele é mais fraco, foi apelidado de Efeito Moisés. A New Scientist observou: "Deslocar a água é fácil — se você tiver um ímã suficientemente grande. Se tiver, praticamente tudo será possível."

Naturalmente, não se pode dizer com absoluta certeza que processo Deus usou quando partiu o mar Vermelho para os israelitas. Mas o Criador conhece nos mínimos detalhes todas as leis da natureza. Ele poderia facilmente controlar certos aspectos de uma lei empregando outra lei dentre as que ele criou. Para os humanos, o resultado poderia parecer milagroso, especialmente se não entendessem bem as leis envolvidas.

Quanto aos milagres na Bíblia, Akira Yamada, professor emérito da Universidade de Kyoto, no Japão, diz: "Embora seja correto dizer que [um milagre] não pode ser entendido por ora à base do ponto de vista da ciência em que a pessoa esteja envolvida (ou à base do status quo da ciência), é errado concluir que ele não aconteceu, simplesmente com base na autoridade da avançada física moderna ou da avançada Bibliologia moderna. Daqui a dez anos, a ciência moderna de hoje será uma ciência do passado. Quanto mais rapidamente a ciência progredir, maior a possibilidade de os cientistas de hoje se tornarem alvo de piadas, tais como ‘os cientistas dez anos atrás criam seriamente nisso ou naquilo’." — Gods in the Age of Science.

Como Criador, capaz de coordenar todas as leis da natureza, Jeová pode usar seu poder para fazer milagres. Sem mais comentários.

FILOSOFIA

A Filosofia não tem por base a aceitação da crença em Deus, mas procura dar ao indivíduo uma concepção unificada do universo, e procura fazer deles pensadores críticos. Na busca da verdade, emprega principalmente meios especulativos e não a observação( como alegam alguns).

" Filosofia. Literalmente, um filosofo é...alguém que admira e busca a sabedoria." Marcus Valerio.

(Provérbios 1:7) O temor de Jeová é o princípio do conhecimento. Sabedoria e disciplina são o que os meros tolos têm desprezado.

(Provérbios 2:4-7) se persistires em procurar isso como a prata e continuares a buscar isso como a tesouros escondidos, 5 neste caso entenderás o temor a Jeová e acharás o próprio conhecimento de Deus. 6 Pois o próprio Jeová dá sabedoria; da sua boca procedem conhecimento e discernimento. 7 E para os retos ele entesourará a sabedoria prática; para os que andam em integridade ele é escudo,

(Salmos 111:10) O temor de Jeová é o princípio da sabedoria. Todos os que as cumprem têm boa perspicácia. Seu louvor permanece de pé para todo o sempre.

Os humanos têm por natureza limitações. Além disso, sua experiência na vida é relativamente breve e usualmente se restringe a uma só cultura ou a um só meio social. O conhecimento que possuem é limitado, e tudo está interligado a tal ponto que encontram constantemente aspectos que não haviam considerado adequadamente (não é Dr. Filosofo). Qualquer filosofia que criar refletirá essas limitações.

Em razão de tais imperfeições, as filosofias humanas amiúde refletem um egoísmo básico que conduz talvez a um prazer momentâneo, mas também à frustração e a muita infelicidade.

(Romanos 3:23) Pois todos pecaram e não atingem a glória de Deus,

(Provérbios 14:12) Há um caminho que é reto diante do homem, mas o fim posterior dele são os caminhos da morte.

Como considera Deus a "sabedoria" oferecida pela filosofia humana?

(1 Coríntios 1:19-25) Porque está escrito: "Farei perecer a sabedoria dos sábios e repelirei a inteligência dos intelectuais." 20 Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o polemista deste sistema de coisas? Não tornou Deus tola a sabedoria do mundo? 21 Pois, uma vez que, na sabedoria de Deus, o mundo, pela sua sabedoria, não chegou a conhecer a Deus, Deus achou bom salvar os que crêem, por intermédio da tolice do que se prega. 22 Porque, tanto os judeus pedem sinais como os gregos procuram sabedoria; 23 mas nós pregamos Cristo pregado numa estaca, [que é] para os judeus causa de tropeço, mas para as nações, tolice; 24 no entanto, para os chamados, tanto judeus como gregos, Cristo [é] o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 25 Porque uma coisa tola de Deus é mais sábia do que os homens, e uma coisa fraca de Deus é mais forte do que os homens.

Depois tem gente que considera leigo ou ignorante quem, depois de um estudo detalhado da Bíblia, acredita no "Jeová Bíblico". Se este raciocínio estivesse errado você não teria adotado seu próprio sistema filosófico, a chamada "FILOSOFIA EXERIANA" . Teria adotado uma das filosofias já existentes. Saiba que Jeová, a fonte da sabedoria, me proveu através da Bíblia a sabedoria necessária para refutar suas acusações.

TEORIA DA EVOLUÇÃO

"A Ciência é a fusão da Razão com a Experimentação... pode não ter as respostas para nossas indagações interiores, e com certeza não tem a chave da felicidade." " A Ciência também no deu sua resposta para a grande pergunta sobre a origem da vida, e essa resposta veio sobre a forma da TEORIA DA EVOLUÇÃO."

Será mesmo? Diferente do que a maioria pensa, os debates não são só entre ateus e crentes, mas entre os próprios cientistas , a questão é: A teoria da evolução é uma ciência verdadeira ou não?

"É uma pergunta sobre algo que já aconteceu e que ninguém presenciou..." De fato. E a Bíblia declara:

(Jó 38:1-4) E Jeová passou a responder a Jó de dentro do vendaval e a dizer: 2 "Quem é este que está obscurecendo o conselho Por meio de palavras sem conhecimento? 3 Por favor, cinge os teus lombos como um varão vigoroso E deixa-me perguntar-te, e faz-me saber. 4 Onde vieste a estar quando fundei a terra? Informa-me, se deveras conheces a compreensão.

Mas qual a origem da Matéria prima da qual o universo é feito? The Universe ( Boston, EUA,1976)- Vol. 11, Pág. 17 – diz que a matéria é uma forma concentrada de energia.

A Bíblia declara:

(Isaías 40:26) "Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma [delas].

Deus sem dúvida é a fonte da "energia dinâmica" necessária para criar o universo.

"hoje a TEORIA DA EVOLUÇÃO é mais do que estabelecida como a mais precisa explicação para a origem da vida." Esta é sua opinião pessoal. Todos temos o direito de ter e defender uma opinião, mas seria interessante que deixa-se isso bem claro no seu site.

Grandes cientistas da história da humanidade tinham opiniões diferentes da sua, como por exemplo, o descobridor da "lei da gravitação", Sir Isaac Newton:

Certa vez, Isaac Newton mandou que um mecânico hábil lhe fizesse uma réplica do sistema solar. Esferas representando os planetas, foram engrenadas de modo a se locomoverem de maneira realística em órbitas. Certo dia, Newton foi visitado por um amigo ateu. Vendo o modelo este o fez movimentar-se e exclamou admirado: "Quem fez isso?" Newton respondeu: "Ninguém!" O ateu respondeu: "Deve pensar que sou tolo! Naturalmente foi feito por alguém, e este é um gênio." Newton disse então ao seu amigo: "Esta coisa é somente uma imitação insignificante de um sistema muito mais grandioso, cujas leis conhece, e eu não o posso convencer de que este mero brinquedo não foi projetado, nem feito por alguém, no entanto, você professa crer que o grandioso original, de que se copiou o desenho, veio a existir sem ter sido projetado e feito por alguém!"

(Hebreus 3:4) Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.

Esta é uma declaração lógica da Bíblia, não podemos negar é um fato.

" Ser evolucionista é ser ateu... existem religiões totalmente compatíveis com a idéia evolucionista." Marcus, o fato é que a Bíblia não dá margem para a idéia de que Deus usou a evolução para produzir as várias espécies de ‘coisas’ viventes. ( veja Gênesis 1: 11,12-21,24,25 e 26) A Bíblia também fala de Babilônia, a grande, o império da religião falsa.

(Revelação 17:1[b],2,5) "Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que está sentada sobre muitas águas, 2 com a qual os reis da terra cometeram fornicação, enquanto que os que habitam na terra se embriagaram com o vinho da fornicação dela." 5 E na sua testa havia escrito um nome, um mistério: "Babilônia, a Grande, a mãe das meretrizes e das coisas repugnantes da terra."

(2 Pedro 2:1) No entanto, houve também falsos profetas entre o povo, assim como haverá falsos instrutores entre vós. Estes mesmos introduzirão quietamente seitas destrutivas e repudiarão até mesmo o dono que os comprou, trazendo sobre si mesmos uma destruição veloz.

"Alguns incrédulos chegam a alegar que não há nenhum registro fóssil entre uma espécie e outra. CLARO!!!!

Por quê a evidência evolutiva entre duas espécies é uma outra espécie!!!

Quer dizer que o fato de um automóvel moderno, cheio de recursos e dispositivos complicados, não poder funcionar sem qualquer uma de suas peças, prova que o primeiro carro, o modelo T-Ford, já era assim?

Não fora o relógio, assim como o automóvel, resultado de décadas de aperfeiçoamento através de vários modelos progressivamente mais complexos?" É verdade, mas se visitarmos um museu de automóveis, encontraremos diversos modelos intermediários entre o T-Ford e o automóvel mais moderno. Por que o mesmo não se da com os fósseis?

"... ao Jeová Bíblico e suas exigências de sacrifícios de animais e ameaças de punição eterna... ao construir o mundo em 6 dias, e ao criar o homem diretamente a partir do barro eos animais de alguma outra coisa...não consegue explicar ...um casal branco...não diz nada de claro a respeito dos dinossauros..." Marcus valerio.

Esta sem dúvida nenhuma foi a parte que eu mais gostei!!! MARCUS, EU ESPERAVA MUITO MAIS DE VOCÊ!!!! Novamente você está raciocinando em cima das crenças da igreja católica. Apesar de muitos ensinarem que deus punirá eternamente os iníquos no inferno, que deus criou todas as coisas em 6 dias de 24h e etc, não é isso que a Bíblia diz. Embora a palavra "inferno" se encontre em muitas traduções da Bíblia, nos mesmos versículos outras rezam "a sepultura", "mundo dos mortos", Geena, Hades e Seol. Resumindo "inferno" nada mais é do que a sepultura de toda a humanidade (não entrarei em detalhes pois o tema não é esse). Aonde na Bíblia diz que Adão e Eva eram brancos? Você supõem isso. De qual raça você acha que eu sou ? Garanto que o tempo todo você pensou que eu era branco! MAS, EU SOU NEGRO!

É razoável até no meio cientifico presumir que cada "espécie" possui o potencial genético para produzir uma grande variedade. "Se quiserem atacar também a prova do DNA, saibam que estarão atacando o mesmo conhecimento que está por trás do promissor projeto GENOMA e dos atuais e extremamente úteis, testes de paternidade." Você viu o Fantástico na Globo dia 18/02/2001? O texto abaixo foi tirado da página do programa Fantástico na internet:

No começo da semana, cientistas publicaram o manual de instruções do ser humano: o genoma, que vai revolucionar a medicina. Esperávamos que o homem tivesse de 100 a 150 mil genes. No final, uma surpresa: temos apenas 30 mil. O dobro de uma mosca. Trezentos genes a mais que um simples camundongo.

Você pergunta e o doutor Drauzio Varella, correspondente médico do Fantástico, responde! Disseram que um rato não é muito diferente do homem. Como é possível isso?
Drauzio: Tem gente que fica chocada, "Eu tenho o mesmo número de genes que um camundongo"? Na verdade, os camundongos são mamíferos como nós e eles gastam esses genes para executar as tarefas do dia a dia: eles andam, respiram, o sangue circula em suas veias. O mais curioso, porém, é que essa pequena diferença, de 300 genes, é capaz de gerar uma diferença tão grande entre nós e eles. Agora, se a diferença entre nós e os ratos é tão pequena, já imaginaram entre um homem e outro homem? Por isso, não há nenhuma base científica que justifique essa distinção de raças: brancos, negros, asiáticos. Nós somos praticamente iguais. As diferenças entre os seres humanos são mínimas, do ponto de vista genético. E, às vezes, a diferença que existe entre dois brancos é maior do que a diferença que existe de um branco para um negro, ou para um asiático. " Não há necessidade de comentários.

Os dias na Bíblia eram criativos, não tinham necessariamente 24h.

(Gênesis 2:4) Esta é uma história dos céus e da terra no tempo em que foram criados, no dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu.
O termo hebraico yohm, traduzido "dia", pode significar diferentes medidas de tempo. Entre os possíveis significados, a obra Old Testament Word Studies (Estudos Verbais Sobre o Velho Testamento), de William Wilson, inclui os seguintes: "Um dia; termo freqüentemente usado para tempo em geral, ou para um longo tempo; um inteiro período sob consideração . . . Dia também é usado para uma época ou tempo específico em que ocorre um evento extraordinário."1 Esta última sentença parece ajustar-se aos "dias" criativos, pois, certamente, foram períodos em que se descreveu a ocorrência de eventos extraordinários. Também dá margem a períodos muito maiores do que 24 horas.

(2 Pedro 3:8) No entanto, não vos escape este único fato, amados, que um só dia é para Jeová como mil anos, e mil anos, como um só dia.

Teriam os dias criativos só mil anos? Claro que não, o texto foi usado só para a ilustrar que nem sempre a palavra dia na Bíblia, corresponde a 24h. Certamente os dias criativos tiveram milhares de anos. Homem de barro?

(Gênesis 2:7) E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente. Pó é o termo mais correto.

"...usando a Bíblia Católica os resultados finais seriam ainda mais desastrosos." Marcus Valerio

Pó pode ser definido como, partículas miúdas de quaisquer substância sólida moída. Obviamente, nestas substâncias está toda a matéria prima necessária para a formação do corpo Humano. Quando morremos, e nosso corpo se decompõe voltamos a virar pó. É verdade não há como negar. Afinal de contas "na Natureza nada se perde, tudo se transforma".

(Gênesis 3:19) No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás."

Dinossauros?

(Gênesis 1:20,21) E Deus prosseguiu, dizendo: "Produzam as águas um enxame de almas viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra, na face da expansão dos céus." 21 E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies, e toda criatura voadora alada segundo a sua espécie. E Deus pôde ver que [era] bom.

O nome Dinossauros fomos "nós" que colocamos e de acordo com o raciocínio anterior, não tendo os dias criativos apenas 24h, e sim, milhões de anos, acredito ser o tempo suficiente para os mesmos terem vivido na terra, assim como comprova a ciência.

Concluindo: Você não é o dono da verdade. Se acha esperto, eficaz e inteligente, mas como comprovado, existe muita informação que você não tem. Seu conhecimento da Bíblia é muito pequeno para que possa divulgar suas idéias contra ela. Para finalizar alguns textos da Bíblia para você refletir:

(Provérbios 11:9) Pela boca é que o apóstata arruína seu próximo, mas é pelo conhecimento que os justos são socorridos.

(João 7:18) Quem fala de sua própria iniciativa está buscando a sua própria glória; mas, quem busca a glória daquele que o enviou, este é verdadeiro, e não há nele injustiça.

(2 Timóteo 3:1-5) Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. 2 Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, 3 sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, 4 traidores, teimosos, enfunados [de orgulho], mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, 5 tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder; e destes afasta-te.

Espero que tenha gostado do meu e-mail, refutando suas acusações. ORONET

 

____________________________________________________________________________________________________

Na verdade gostei mesmo deste e-mail, pena que ele nem tentou refutar minhas "acusações" de que

A BÍBLIA APRESENTA UMA TERRA PLANA E GEOCÊNTRICA!

Marcus Valerio XR

Minha resposta

Livro de Visitas

 

CIÊNCIA X BÍBLIA

EVOLUÇÃO ou CRIAÇÃO?