OS 6 PRIMEIROS PRINCÍPIOS QUE BASEIAM MINHA FILOSOFIA EXERIANA

 

Metafísicos

 

1 - O UNIVERSO É INFINITO... ILIMITADO... E PERPÉTUO

 

2 - TUDO É POSSÍVEL

 

3 - O PARADOXO É A ÚNICA CONSTANTE DE UM UNIVERSO SEM CONSTANTES

 

Ontológicos

 

4 - O SER HUMANO É COMPROVADAMENTE O MAIS AVANÇADO PRODUTO DO UNIVERSO

 

5 - O UNIVERSO É AUTO CONSCIENTE

 

6 - O OBJETIVO DO UNIVERSO É O AUTOCONHECIMENTO

 

 

 

 

1 - O UNIVERSO É INFINITO... ILIMITADO... E PERPÉTUO

 

Entendendo por UNIVERSO, toda e qualquer coisa que venha a existir em qualquer plano concebível. Mesmo muito além de nosso Universo conhecido pela Ciência, tudo o mais que existir fará parte deste Supra UNIVERSO, que envolve todo o Espaço, Tempo, Dimensão, Essência, Ser e Devir que existam.

Essa definição de UNIVERSO sempre virá destacada, para que não se confunda com uma idéia de Universo mais limitada, ou mesmo de universo de forma mais coloquial.

Se toda a frase estiver em MAÍSCULAS esse UNIVERSO virá em negrito.

Se toda a frase estiver em MAÍUSCULAS e negrito, esse UNIVERSO virá em MAÍUSCULAS, negrito, e sublinhado.

Se toda a frase estiver em MAÍUSCULAS, negrito, e sublinhado, esse UNIVERSO virá em fonte maior. Na pior das hipóteses, UNIVERSO, para efeito de diferenciação, ou no caso de diálogo oral, UNIVERSO poderá ser representado apenas como UNI.

Portanto o Universo pode ter começado com o Big Bang, mas O UNIVERSO sempre existiu.

 

O UNIVERSO É INFINITO!

 

INFINITO é o que não tem fim, mas não apenas fim, ele não têm limites, é ILIMITADO.

Não há limites de Espaço e nem de Tempo, por isso é PERPÉTUO.

 

É preciso ir a fundo no conceito de INFINITO, e ILIMITADO, o Infinito não tendo fim, não têm limites, e a palavra infinito em si não faz qualquer referência a "o quê" têm esse propriedade de não fim.

Portanto o UNIVERSO é infinito não só em Espaço, mas em Tempo, e em Possibilidades!

Admitir algum limite para o UNIVERSO seria negar sua característica de infinitude.

 

Querer que todo o UNIVERSO esteja submetido às mesmas e imutáveis leis físicas seria limitá-lo, o que é impossível. Sendo assim, muito além do Universo que conhecemos, existem INFINITOS outros Universos dentro do grande UNIVERSO, com infinitas combinações de naturezas e com todas as ilimitadas e infinitas possibilidades manifestadas em algum lugar ao longo de toda a ETERNIDADE.

 

Como seria um Universo limitado? O que haveria além deste limite? O que havia antes do Big Bang? O que haverá depois do Big Crunch? Se houver Big Crunch.

A matéria do Big Bang seria formada do Nada? Se sim, o que a formou? Deus?

Se não, de onde ela veio?

 

Essas questões são por fim, inacessíveis a mente humana, estão além dos domínios da Ciência, da Religião e mesmo da Filosofia.

 

Vencidos por esta dúvida, admitir um UNIVERSO INFINITO, ILIMITADO e PERPÉTUO me parece a melhor e mais sensata opção. Mas aceitar uma infinitude tentando delimitar limites a ela, é incoerente.

 

2 - TUDO É POSSÍVEL

 

Este princípio decorre diretamente do Primeiro. Sendo o UNIVERSO Infinito, Ilimitado e Perpétuo em todos os aspectos possíveis e imagináveis, toda e qualquer possibilidade estará garantida em algum lugar.

Devem existir infinitas realidades paralelas à nossa. Num desses Universos cópias, apenas um Quark está ligeiramente em um local diferente do que no nosso Universo, em outro, cadeias inteiras de átomos se posicionam de forma diferente, em mais outros substâncias mais complexas estão em outros lugares e em outros estados, até que em alguns Universos haverão planetas distintos, processos históricos diferenciados e versões alternativas de nosso mundo com características completamente diferentes.

Todas as infinitas possibilidades estariam garantidas pela Infinitude do UNIVERSO.

Se alguma coisa fosse impossível, estaríamos estabelecendo limites ao UNIVERSO.

Se há de fato algo que não seja possível, não acredito que sejamos sequer capazes de concebê-lo mentalmente. Se algo pode existir em nossa concepção imaginária, ela precisará de um correspondente manifestado em nosso infinito UNIVERSO.

Não creio que nossa mente seja mais poderosa que o UNIVERSO, aponto de conceber mentalmente algo que seja impossível ao UNIVERSO.

Ou seja, tudo o que pensamos, criamos ou imaginamos, é na verdade, realidade em algum local do UNIVERSO, e de fato nós nos correspondemos com esse local mentalmente. Cada ato de se criar um mundo de fantasia é na verdade uma comunicação com essa realidade, e talvez o nosso mundo seja imaginação na mente de algum Ser qua habite o UNIVERSO.

Por mais absurdas que sejam tais elucubrações. Elas Têm que ser REAIS!

Caso contrário violaríamos o primeiro princípio de Infinitude e não limitação, imporíamos limites ao UNIVERSO.

 

Mas agora surge a grande questão. Se Tudo é Possível, Nada é Impossível.

Mas eu estaria decretando a impossibilidade do Nada, ou seja, estaria pondo um limite ao Universo.

Se o Impossível é Impossível, então nem Tudo é Possível.

Essa é mais uma questão insondável que leva ao próximo princípio.

 

3 - O PARADOXO É A ÚNICA CONSTANTE DE UM UNIVERSO SEM CONSTANTES

 

Esse é o mecanismo que irá permitir conciliar a idéia de um UNIVERSO INFINITO com POSSIBILIDADE TOTAL, abarcando ao mesmo tempo a Impossibilidade do Nada, ou a possibilidade do Impossível. É de longe o mais profundo e complexo conceito de toda a Teoria Exeriana.

Se Tudo é Possível, ao mesmo tempo deve haver algo Impossível.

A existência da Impossibilidade de algo deveria ser abarcada pela Possibilidade de tudo.

A única solução é elevar o PARADOXO a um dos princípios primários.

 

É preciso antes de tudo promover uma diferenciação entre dois tipos de Paradoxo.

É impensável para a mente humana admitir a coexistência dos opostos no mundo manifestado. Não temos como imaginar que algo exista, e não exista ao mesmo tempo, no plano físico. Seria possível que ao mesmo tempo e no mesmo local, existisse e não existisse uma pedra? Seria possível a coexistência simultânea da Pedra e da Não-Pedra? Do Ser e do Não-Ser?

Não pode existir o PARADOXO ABSOLUTO no plano do Devir, no mundo manifestado, no Universo. Mas tal poderia existir no UNIVERSO, no plano do absoluto, onde todo o movimento paralisa, onde tudo É e Não-É ao mesmo Tempo. Embora Tempo seja um conceito inócuo no plano Absoluto.

De qualquer modo, é inacessível à mente humana a idéia do Absoluto.

 

Inversamente, o PARADOXO RELATIVO está presente em tudo o que existe no Universo. Qualquer coisa possui características contraditórias em si própria. Por exemplo:

O Sol é quente? Depende. Ele é frio se comparado a estrelas brancas.

O Aço é duro? Depende. Ele é mole se comparado ao Titânio.

Uma mutilação é ruim? Depende, pode ser considerada boa se promover uma reviravolta positiva no indivíduo.

Em síntese. Não há nada que não possa ser visto de várias formas diferentes, sob infinitos pontos de vista cada qual com suas peculiaridades próprias.

A maior evidência disso, é que não existe qualquer pergunta onde a resposta Depende não seja válida, ainda que seja a pergunta mais direta é binária possível. Como por exemplo:

A soma de 2 + 2 é igual a 4? Depende. Você quer que eu fale a verdade?

Ainda que de forma imprevisível, é sempre possível saltar para fora do sistema, violar as regras e apelar para a intrínseca Relatividade de tudo o que existe. Por isso, o PARADOXO RELATIVO está em tudo.

 

O PARADOXO É A ÚNICA CONSTANTE DE UM UNIVERSO SEM CONSTANTES

 

Essa frase se refere ao Universo ou ao UNIVERSO? Ao Paradoxo Absoluto ou ao Relativo?

Na verdade, as 4 combinações são possíveis.

 

O Paradoxo Absoluto é a Única constante do UNIVERSO inconstante

 

Embora o UNIVERSO seja o Absoluto, o fim do movimento, seria tentar limitá-lo ao afirmar que nele não ocorra o Paradoxo, tanto promovendo a Constância quanto a Inconstância. Afinal mesmo que o UNIVERSO seja Constante, os Universos não são, e estes fazem parte do UNIVERSO.

O Paradoxo Absoluto engloba o Paradoxo Relativo, pois ele permite a coexistência de qualquer coisa, mesmo do Ser e do Não-Ser.

 

O Paradoxo Relativo é a Única constante do UNIVERSO inconstante

 

Se o Paradoxo Relativo ocorre no Universo, logo tem que ocorrer no UNIVERSO ao qual está submetido, pois mesmo que haja planos distintos entre UNIVERSO e Universos, eles estariam também, e paradoxalmente interligados.

 

O Paradoxo Relativo é a Única constante de um Universo inconstante

 

Este é o conceito mais direto e simples. Não há o Absoluto no Universo. Tudo é relativamente paradoxal.

 

O Paradoxo Absoluto é a Única constante de um Universo inconstante

 

E esta é a combinação mais problemática. Como poderia o Paradoxo Absoluto existir no Universo? No plano manifestado? No devir?

 

É aqui que ressalto definitivamente a conjunção entre o Segundo e o Terceiro Princípio. Se o Terceiro é usado para tornar o impossível possível, ele não poderia ser inversamente usado para declarar um tipo de impossibilidade.

O Princípio do Paradoxo é irrefutável por trazer a refutação em si mesmo. É uma espécie de mecanismo de prevenção de erros, que possibilita inverter totalmente um caminho e validar algum tipo de incoerência simplesmente saltando para fora do sistema em que esta ocorre.

O Paradoxo permite que qualquer coisa possa ser aceita ou rejeitada.

 

Evidentemente, se permitisse que esse Terceiro Princípio dominasse toda a Filosofia Exeriana, terminaria por invalidá-la. Aceitar um paradoxo inerente a tudo é admitir a impossibilidade de se fazer qualquer afirmação. Seria o supra sumo de um Sofisma inútil.

Então, o Princípio de Paradoxo, sem dúvida o elemento mais complexo e controverso de toda Filosofia Exeriana, não será um meio e nem mesmo um fim. Mesmo assim estará interferindo em tudo.

A Filosofia Exeriana têm propósitos, mesmo sendo um produto da cultura e do devir, ela possui um objetivo definido, mas não pretende se estabelecer como uma nova verdade, no máximo talvez, como uma verdade pessoal e íntima.

Ela pretende ser útil, esclarecedora e prática, mas o Princípio do Paradoxo sempre irá lembrá-la que ela é relativa. 

4 - O SER HUMANO É COMPROVADAMENTE O MAIS AVANÇADO PRODUTO DO UNIVERSO

 

Este princípio deriva da pura e simples observação da natureza em todos os níveis possíveis pela nossa Ciência. Se estabelecermos um grau de complexidade física, na diversidade de elementos químicos que compõem alguma estrutura, perceberemos facilmente que:

Uma Estrela é composta basicamente de Hidrogênio e Hélio.

Os planetas se constituem de elementos mais densos e complexos, os Jovianos, gigantes gasosos, podem possuir Amônia, Metano e gases nobres. Já os planetas sólidos costumam conter Ferro, Níquel, Estanho e outros minerais.

A Terra é o mais complexo planeta conhecido, possui todos os elementos anteriores e mais diversos outros, inclusive o Carbono, no qual a vida se baseia.

Uma forma de vida qualquer possui um grau de complexidade maior que de uma rocha. Os aminoácidos, as bactérias unicelulares, os seres multicelulares, evoluem em graus de complexidade bio química cada vez mais diversificado

No topo da escalada evolutiva estão os animais superiores, que reúnem o maior número de elementos químicos distintos e em cujo metabolismo existem as mais complexas relações físico químicas, principalmente os animais de sangue quente.

Os mamíferos são sem dúvida os mais complexos. Mas o que tornaria o homo sapiens ainda mais complexo que os demais mamíferos?

Primeiro, a estrutura cerebral, muito mais avançada. Um nível maior de complexidade perceptível até mesmo em relação aos nossos parentes primatas mais próximos.

Sendo assim, o homo sapiens é fisicamente a estrutura mais complexa que nós mesmos reconhecemos em todo o Universo por nós já desvendado.

Haverão coisas ainda mais complexas? Provavelmente. Mas por enquanto o que comprovamos é isso. Somos os degrau final da evolução, o estágio mais recente e mais avançado.

Como se isso já não bastasse, ainda desenvolvemos algo único, uma cultura, capaz de nos possibilitar entre outras coisas, aumentar a complexidade do fenômeno humano. Ou seja, a cultura humana é a mais recente e avançada criação do Universo.

O interessante é que há uma relação direta entre o nível de complexidade do organismo e o seu grau de consciência. Quanto mais complexo o animal, mais ele demonstra inteligência.

E essa inteligência, essa consciência de nós mesmos, está levando o Ser Humano a tentar entender a si próprio, a natureza e o Universo.

Se somos seres conscientes, e ao mesmo tempo fazemos parte do Universo, se nossa matéria estava presente na matriz primordial do Big-Bang, então podemos dizer que somos a consciência do Universo, pelo menos a que conhecemos.

Isso leva ao Quinto Princípio

 

5 - O UNIVERSO É AUTO CONSCIENTE

Antes de tudo, não é uma idéia metafísica, não inicialmente.

Se fizermos uma analogia com o nosso corpo, diríamos que nosso estômago é consciente? Que nosso pé é consciente? Que nosso sangue é consciente?

Talvez, mas uma coisa é certa, nós somos seres conscientes, e pelo menos parte desta consciência está no cérebro. Simplificando, é como se nós, Seres Humanos, fossemos a Consciência do Universo, ao mesmo tempo que fazemos parte dele.

Se uma parte do corpo é consciente, então dizemos que aquele ser é Auto Consciente.

Se uma parte do Universo é Consciente, então podemos dizer que o Universo é Autoconsciente.

Mas esse conceito pode ser estendido sim, ao metafísico. Afinal se tudo o que se tornou gradativamente mais complexo aumentou seu nível de Consciência, então é claro que o potencial para desenvolver tal Consciência é inerente a tudo no Universo.

Ou seja, o Universo é no mínimo, potencialmente Consciente.

Agora extrapolando nossa esfera de domínio científico, a esfera terrestre. Não creio haver qualquer motivo razoável para duvidar da existência de outras formas de vida tão ou mais complexas que a nossa em outras partes mesmo do Universo conhecido.

Então teríamos consciências espalhadas em diversas partes do Universo, que estaria recheado de consciências, aumentando mais ainda sua natureza Auto Consciente.

O mesmo valeria para qualquer outro Universo. É o que diríamos do UNIVERSO?

Se os Universos são Auto Conscientes, o UNIVERSO também é!

 

6 - O OBJETIVO DO UNIVERSO É O AUTOCONHECIMENTO

 

Esse princípio deriva diretamente do Quinto, e da maior pergunta humana em todos os tempos.

POR QUÊ?!?!?!?

Por que vivemos? Para onde vamos? De onde viemos? Pra quê viver? Por que nascer e morrer?

Qual o significado de tudo? Existe vida após a morte? Por que não queremos morrer?

São as questões que assolam toda a história humana, que sempre perturbaram a todos, que jamais forram plenamente respondidas e que nos acompanharão por toda a vida.

Tudo isso nos leva a uma constatação. Nós queremos conhecer!

Queremos saber das coisas ao nosso redor, saber sobre nós mesmos, sobre o Universo e o real.

Todo o fenômeno da cultural humana obedece a um impulso, o da superação de dificuldades, de expansão do conhecimento, do domínio sobre a natureza.

Tudo isso reflete uma realidade única. A busca pelo conhecimento.

Por que temos essa vontade incessante e implacável?

Por que somos assim?

Por quê?!?!

Não é possível responder satisfatoriamente a essa pergunta, saber de onde vêm esse vontade, esse impulso para o conhecimento. Mas é esse impulso que determina todo o fenômeno humano.

É isso que nos torna Auto Conscientes.

Se a Consciência do Universo, nós, busca o Auto Conhecimento, então o Universo busca o Auto Conhecimento, e consequentemente o UNIVERSO.

Esse é o nosso objetivo, por que tudo gira em torno dele, esse ímpeto inexplicável que gerou todo o fenômeno humano, é no fundo, uma busca em si mesma.

É por isso que digo, que no fundo a FILOSOFIA sempre esteve presente de um modo ou de outro na cultura humana, ela pode ter se estruturado na Grécia Antiga, mas no fundo, todos buscam a sabedoria.

Ou seja, a vontade de conhecer, fundamento primário da Filosofia, de conhecer por conhecer, esse fim em si mesmo que leva o Ser Humano a fazer o que quer que seja, é não só nosso impulso, mas nosso objetivo.

É o conhecimento que nos empurra em busca de mais conhecimento, é no fundo, a busca pelo Auto Conhecimento.

O Universo, e consequentemente o UNIVERSO, busca o Auto Conhecimento, e um de seus meios para isso, somos nós.

O Ser Humano é um Veículo para o Auto Conhecimento do Universo.

FILOSOFIA EXERIANA