A BÍBLIA


Termo que vem do grego biblos, significa pura e simplesmente Livro. A Bíblia é o nome do Livro Sagrado de duas das grandes Religiões Monoteístas do mundo, o Judaísmo e o Cristianismo. A Bíblia Judáica equivale ao Velho Testamento da Bíblia Cristã Protestante (39 Livros) sem os acréscimos da Bíblia Católica.. Boa parte do conteúdo da Bíblia também está presente no CORÃO, o livro sagrado Islâmico. Nessa página entretanto, a enfase será dada a Bíblia do Cristianismo.

Uma das mais antigas obras literárias da humanidade, a Bíblia é o também o mais disseminado livro de todos os tempos, pelo menos metade da humanidade já teve a oportunidade de examinar uma, já foi traduzida em praticamente todas as línguas e está disponível em quase todos os cantos do mundo.

A Bíblia é uma das maiores obras da cultura humana, um produto de valor inestimável tendo marcado profundamente a história da humanidade. Indiscutivelmente o livro mais influente de todo o mundo ocidental.

Está presente na maioria dos lares da Europa e das Américas e dentre mais de 2 bilhões de pessoas do mundo é muito difícil encontrar quem não já tenho ouvido pelo menos alguns de seus trechos. Todavia um número assombrosamente menor de pessoas realmente já leu algumas de suas linhas, e na verdade apenas um pequena minoria, mesmo entre os grupos religiosos mais devotos, de fato a conhece razoavelmente.

Creio que todas as pessoas nascidas no âmbito de uma sociedade cristã deveriam estudar pelo menos ocasionalmente a Bíblia, não exatamente com o propósito de louvá-la ou usá-la como um guia prático, mas simplesmente, por que é impossível compreender a sociedade ocidental sem algum conhecimento deste livro.

Ele é tão marcante em nossa sociedade que nem mesmo um século de separação entre Igreja e Estado conseguiram eliminar seus vestígios de nossas Constituições Civis. Inúmeros elementos culturais tem suas raízes em seus textos, e mesmo nossa linguagem está impregnada de seus conteúdos.

O objetivo desta página é fazer um exame o mais imparcial possível deste Livro, deixando já de início claro que este autor não possui nenhum compromisso com religião alguma e nem mesmo com a alegada divindade deste livro que é tido por muitos como a Palavra de Deus.