"Força?" de REPULSÃO

Até este ponto ficou omitida uma explicação para o motivo pelo qual o modelo de representação das forças coloca a Força FEMININA no centro e sendo maior do que a MASCULINA.

Por que a Força MASCULINA parece menor e subordinada à FEMININA? Feminismo?

Mais uma vez trata-se de uma razão oriunda do conhecimento científico. Apesar de há milhares de anos se especular sobre forças de Repulsão, elas nunca foram inconstestavelmente provadas como as forças de Atração.

No caso das 4 forças físicas reconhecidas apenas uma, a eletromagnética, apresenta características de repulsão. Pode ser que não exista necessáriamente uma "Força" de repulsão, mas com certeza ocorre um "Fenômeno" repulsor, caso contrário os elétrons desabariam para o interior dos núcleos atômicos e os satélites colidiriam com os planetas, estes por sua vez, mergulhariam para as estrelas as quais orbitam.

Talvez tal resistência à força de atração seja apenas uma energia cinética inicial, no caso do movimento dos satélites por exemplo sabe-se que se eles pararem de girar serão puxados pelo planeta. Mas ainda assim é um fenômeno repulsor, e é por isso que a Força MASCULINA aparece girando em torno da FEMININA.

É uma forma de tentar satisfazer as duas possibilidades, tanto de que haja ou não uma Força Repulsora.

Mas se a Força MASCULINA aparece menor, ao mesmo tempo ela é mais ágil e rápida, e também mais livre no sentido de mobilidade, o que compensa sua potencialidade. Da mesma forma que um avião é mais rápido que o porta-aviões em que se baseia, mas cada um cumpre seu papel de acordo com suas características.

O SISTEMA NÃO FUCIONA BEM SEM PARCERIA EQUILIBRADA!!!

Qual seria a Força FEMININA primordial para a União do Universo? GRAVIDADE!

Qual seria a Força, ou fenômemo, MASCULINA primordial para a Dinâmica do Universo?

É algo que está ligando intimamente a Gravidade, pelo menos de acordo com a Teoria da Relatividade. Algo que permite que o Universo mesmo Unido, Interligado, se movimente.

É a energia cinética, movimento. E movimento é deslocamento no Espaço, que ocorre através de um Tempo. Portanto:

A "Força" MASCULINA primordial em oposição à Gravidade é ESPAÇO/TEMPO!

OS SÍMBOLOS

 

E quanto a utilização dos símbolos? Respectivamente os símbolos astronômicos e astrológicos de Vênus e Marte, ou Afrodite e Ares. Respectivamente os deuses Greco-romanos do Amor e da Guerra.

Afrodite é uma deusa, filha de EROS ou seja, uma divindade feminina de Amor ainda que no sentido mais sexual. Sendo assim possuí o dom de atrair. É atração.

Ares é um deus masculino, deus da Guerra cujo símbolo é a espada, representada como uma seta no pictograma.

Vale lembrar que o símbolo de GAIA, a Terra, é o de Vênus invertido, .

Curioso também que o Ideograma Chinês, e Japonês, para representar terra, seja parecido .

Afinal a Terra, a Grande Mãe, está relacionada ao Amor, à Vida.

Ares, Marte, está relacionado à Morte, afinal é o deus da Guerra.

Por quê os símbolos arquetípicos do Masculino e Feminino, já transcendendo estes pictogramas, são respectivamente a Espada e o Cálice? E este último, recebe em religiões antigas de culto as deusas, que atualmente resurgem na forma do Wicanismo, por vezes a imagem do Caldeirão?

A espada separa! Divide. É a Lâmina! A faca!

O Cálice ou o Caldeirão, representam a união, pois reúnem, comportam, guardam. No caldeirão mistura-se diversas substâncias em uma "sopa" sintética, cujos ingredientes foram geralmente picados ou cortados pela faca, foram separados, "analisados".

Força FEMININA é SÍNTESE. Força MASCULINA é ANÁLISE.

Outra analogia interessante é a da própria concepção. O Óvulo feminino é como um núcleo, Força FEMININA atratora, ao passo que os espermatozóides são como partículas que correm em sua direção, partículas de Força MASCULINA que não se juntam, pois competem umas com as outras, tentam se superar, se separar. Apenas uma delas conseguirá adentrar o Núcleo e dar início a produção do novo ser, a construção, que se seguirá através da divisão celular, onde ambas as Forças estão trabalhando em conjunto.

Síntese é Subjetividade Análise é Objetividade

A expressão "Faca da Razão" também é bastante demonstrativa, embora também haja a razão sintética, ela tende a se expressar mais pela separação dos conceitos, a análise.

A Razão é analítica e portanto objetiva.

Já a subjetividade se apresenta claramente na emoção. Sentimentos são difíceis de serem analisados, são sintéticos.

Os seres humanos são compostos de elementos racionais e emocionais, masculinos e femininos, e não se pode viver com apenas um deles.

Temos dois hemisférios cerebrais, cuja medicina já estabelece ser o Esquerdo, o Racional, e o Direto o Emocional.

São então relativos as naturezas Masculinas e Femininas.

O Universo nos dotou com suas duas potencialidades primordiais, tanto a nível físico quanto psicológico, possuímos as potencialidades das Forças Fundamentais da Criação.

RACIONAL

OBJETIVO

ANALÍTICO

REPULSOR

DESTRUTIVO

MASCULINO

EMOCIONAL

SUBJETIVO

SINTÉTICO

ATRATOR

CONSTRUTIVO

FEMININO


Essa concepção é com certeza incomum e para a maioria será inovadora. Simplesmente por que estamos acostumados a ver os apectos opostos agrupados de forma a se atribuir valores morais a polaridades que não têm outra natureza a não ser a de serem contrapartes uma da outra.

Muito distorcedores da filosofia Taoísta e maus intérpretes das doutrinas de dualidades acrescentaram a valores moralmente neutros como Calor e Frio, Claro e Escuro, Atração e Repulsão etc. Conceitos como Bem e Mal, Certo e Errado, Justo e Injusto e etc.

E o mais interessante é que sempre tiveram a cuidado de agrupar todos os valores moralmente repreensíveis ao grupo do Feminino, ainda que houvesse contradições flagrantes como Guerra, Morte e Destruição agrupados ao lado da deusa Vênus e não ao do deus Ares.

Esses "pensadores" no caso do ocidente, sempre homens, no âmbito de uma sociedade masculinizada ao extremo e que via a feminilidade com olhares repreensivos, foram vítimas de uma concepção religiosa que atribuiu as mulheres a culpa pela desgraça do mundo, o mito do Éden para ser mais exato.

Um mito cuja mensagem discriminatória se secularizou na sociedade escapando do mero espectro religioso, e se tonrou uma instituição cultural.

Mas como vimos basta um processo de investigação filosófica, ainda que não apresente características como o da Cosmogênese Exeriana, para se evidenciar a TOTAL INCOERÊNCIA dessa concepção. Nem mesmo a proposição dos hemisférios cerebrais foi condizente com essa incoerência tradicional, irônicamente colocando o hemisfério subjetivo no lado "Direito", brincando com outro trocadilho moral.

Embora muitos possam achar o contrário, não é objetivo epistemológico dessa teoria qualquer inversão de associação de valores morais, mas sim eliminá-los de onde não deveriam estar quando se tenta trabalhar num plano de puro pensamento.

Além disso a questão do Paradoxo funcionará não só como um eliminador de extremismos, mas também como um mecanismo de prevenção e correção de erros, talvez de acobertamento nos casos mais graves. Pois uma vez que toda afirmação poderá apresentar elementos paradoxais, confusões em potencial podem ser explicadas e resolvidas pela reversão de raciocínio ou pela complementariedade.

A Força FEMININA está contida na MASCULINA, a Força MASCULINA contida na FEMININA, em maior ou menor grau. Ainda que uma predomine, é impossível a erradicação da outra.

Foi preciso o trabalho conjunto de ambas para que fosse possível esse pequeno exemplo do cumprimento do possível objetivo maior do Universo: O Ser Humano e a busca pelo Auto-Conhecimento.

As Forças MASCULINA e FEMININA criaram o Universo conhecido...

As Forças FEMININA e MASCULINA agora tentam conhecê-lo.

OBSERVAÇÕES

A Cosmogênese Exeriana, ou Xizerriana, é antes de tudo um exércício filosófico, uma tentativa de se fundamentar um raciocínio que mesmo que não aplicável totalmente a realidade, seja coerente.

Não ocorre pretensão de se estabelecer uma nova e revolucionária verdade, qualidades que de fato ela não tem, mas antes de tudo de estabelecer uma nova perspectiva pessoal.

E de qualquer modo ela é bastante maleável.

Apesar do que possa parecer, ela não depende de bases científicas. Mesmo que as teorias que seguem o modelo do Big Bang sejam desmanteladas, mesmo que o Big Bang seja superado em prol por exemplo da visão de um universo estacionário, bastam alguns ajustes para que ela se adapte.

Os princípios de Atração e Repulsão são universais, estão presentes em todas as cosmogêneses.

A associação destes princípios com as Forças MASCULINAS e FEMININAS também não é nova, mas sem dúvida é pouco explorada e popularizada. Ainda assim, ocorre nesta cosmogênese uma forma original de se associá-las.

Aqueles que conheçam a obra de Ficção Científica AS SENHORAS DE TERRANIA, deste mesmo autor, poderão reconhecer Força FEMININA e MASCULINA como as entidades SAMLA e SAMBA, na cosmogenia filosófico religiosa que domina a sociedade extraterrestre apresentada.

Essa cosmogênese é na verdade, apenas uma pequena parte de uma obra bem maior, e poderia-se dizer pretensiosa, que pretende ir principalmente no plano psicológico humano. É por essa razão que os conceitos de Feminino e Masculino são mais recomendáveis que os de Atração e Repulsão, devido ao modo com que eles serão associados a diversos aspectos psíquicos.

É necessário insistir mais uma vez que não há uma intenção prévia, epistemológica, de aplicar uma característica feminista a essa filosofia, pelo menos não no sentido político do termo. Há entretanto um intenção de se combater uma postura milenar androcentrista, que na visão deste autor distorceu a visão humana sobre a realidade desde a ascenção de monoteísmos, de belicismos, escravismos e imperialismos que regem o mundo praticamente desde o início da história conhecida.

Os motivos que levaram o autor a desenvolver tal proposta filosófica são antes de tudo baseados na defesa do equilíbrio entre os aspectos. Os impulsos pessoais entretanto não são puramente racionais como se verá a seguir.

Faz-se necessário a abandono de uma narrativa impessoal.

Marcus Valerio XR

Volta à COSMOGÊNESE EXERIANA DINÂMICA DO UNIVERSO

Vai para O MOTIVO EMOCIONAL e OS 4 PODERES HUMANOS