TSABATHIA

Significado: "templo da magia negra" ou "território sagrado de magia negra"

No idioma TARIS-PELU

TSABATHIA se localiza na Ilha de KRI-IKA no Hemisfério Oeste, compreendendo principalmente 7 grandes cidades e várias cidades menores, sendo uma nação com território bem definido e totalizando cerca de 45 mil Kms2.

A Sociedade de TSABATHIA

TSABATHIA segue o modelo básico dos reinos negros mas acrescenta"zonas" alternativas filosófica, econômica e legislativamente de forma a permitir uma experiência intercultural mais ampla.
O sistema monárquico tende a ser mais mutável que em qualquer outro reino, basta a união de um nível hierárquico contestador para abrir a possibilidade de uma mudança na cúpula real.
Essa cúpula real era composta pela rainha, a princesa e suas "auxiliares" pessoais escolhidas por ela própria no mesmo número e funções das ministras superiores. Tais auxiliares não possuíam poder direto, seu objetivo era assistir a rainha em qualquer assunto que não fosse de seu pleno domínio.
Em geral 5 ministras superiores prestam funções que podem variar mas geralmente a divisão básica se d nos ministérios de:

Magia
Coordena a classe mística e sacerdotal e toda a rede de magia negra do reino assim como o ensino religioso que comum a todas as classes sociais até o nível intermediário.

Cultura
Separado do ministério da Magia, por isso permite a presença de templos de Magia CINZA e BRANCA como recursos culturais, diplomáticos e de relações internacionais. Todos os cidadãos do reino estudam a religião negra em si no nível educacional primário que é coordenado em conjunto pelos ministérios da Magia e Cultura. Sua independência permite a disseminação de filosofias e crenças alternativas que no geral não são apresentadas dentro do sistema educacional mas tem livre acesso.

Milícia
Basicamente a classe guerreira do reino responsável também pela segurança interna e defesa civil. A classe guerreira não é hereditária e sim integrada por livre escolha, muitas vezes estimulada de acordo com a necessidade de contingente. Funciona como um serviço militar vitalício e voluntário, onde na verdade há rigorosa seleção pessoal devido geralmente a procura ser alta.

Economia
Administra todo o sistema de relações comerciais e estabelece discretas intervenções na tentativa de não comprometer a iniciativa "semi-livre". De acordo com a saturação ou deficiência em determinada área, o estado cria ou retira estímulos. O sistema quase capitalista é bastante independente mas devido a contribuição obrigatória, impostos, e do poderio militar de controle exclusivo da monarquia, ele não tem possibilidades de crescer mais que o estado.


Suporte Vital
Coordena toda a produção e distribuição alimentícia em conjunto com o ministério da economia, evitando que a atividade "capitalista" prejudique o livre acesso populacional às necessidades básicas. Também administra o sistema de saúde e de entretenimento.

A única classe razoavelmente definida é Mística que se divide em duas, a Real que sempre se mantêm no poder e predominantemente hereditária, e a Independente geralmente composta de cidadãs não naturais da classe Real. Esta última não exerce poder político direto mas é via de acesso as cidadãs que pretendam adentrar a classe Real embora tal não ocorra com facilidade..
Na Independente estão os templos Cinzas e Brancos e mesmo templos Negros de características diversas. Evidentemente para adentrar a classe Real, além de exigir da pretendente um desempenho perfeito é necessário que esta seja uma sacerdotisa de grau elevado de uma das classes tidas como de Magia NEGRA pura.
Exetuando a classe Mística todas as outras sãode livre acesso e não hereditárias. Há diversas setorizações por funções como a educacional, a policial, a hospitalar etc. Mas de certa forma a maioria se engloba preferencialmente em uma das 5 "classes" ministeriais.
Para garantir a soberania estatal, é vedada a criação de exércitos particulares ou a unificação de um grupo místico além de um certo limite numérico, ponto do qual era imposta uma separação burocrática. Qualquer tentativa de enfraquecimento do poder estatal era impedida pela força, quer fosse da classe mística ou da guerreira.

O símbolo de TSABATHIA remete a uma lenda antiga sobre uma flor rara de três coroas, que normalmente só possui uma e raramente duas. Essa flor seria achada num local onde todos viveriam em paz. Posteriormente, com a adesão em massa de feiticeiras à Magia NEGRA, o símbolo ao fundo foi acrescentado. É um dos mais tradicionais ícones dessa forma de magia, representando vários vetores de Força Masculina sendo absorvidos pela Força Feminina.

Etnias

Raça Gigante - 71%

Mestiças (raças do oeste)- 18%

Alvas e Albinas puras- 7%

Arianas ou Mestiças ( com raças do oeste)- 4%

TSABATHIA é o reino de maior miscigenação do planeta, possuindo representantes de todas as raças do oeste e do leste. A própria Raça Gigante (de altura média de 2,12 para mulheres e 1,80 para homens) típica do reino já é um mistura das Alvas e Albinas com uma raça de estatura ainda maior que antes habitava a região mas que em sua forma pura se encontra extinta.

TSABATHIA tornou-se oficialmente um reino em 2812 e nunca se envolveu em grandes conflitos, limitando-se a participar de pequenas escaramuças locais sem repercussão global. Sua participação em conflitos controlados também é rara e sempre pouco violenta, mas para manter seus exércitos treinados, ocasionalmente envia tropas para lutar pelo REINO DO CREPÚSCULO.

Brasão da Senhora

AKSIAK TRATIA TITIAK NATATI XARULAK TZATI

ou

SARULINAK TZATI

SARULINAK TZATI não descende de uma linhagem real. Sua mãe era uma sacerdotisa superior que junto a um grupo dissidente tomou o poder no ano 3431. A governante anterior ameaçava a política diplomática do reino. Foi vontade popular geral sua destituição.
Segundo ela própria, não ter nascido uma princesa lhe dá uma noção melhor da vida dos cidadãos comuns, tendo tido uma infância boa parte nas áreas públicas e livres do reino, com outras crianças de vários outros segmentos sociais e vários níveis culturais, inclusive muitas estrangeiras.
É algo muito vantajoso no sentido de erradicar qualquer possibilidade de desenvolvimento de estereótipos, que prejudicariam a internacionalmente reconhecida boa diplomacia do reino. TSABATHIA é o único grande reino em TERRANIA que se relaciona com qualquer outro.