Texto de uma grande camarada meu do Sindágua-DF, Igor Pontes Aguiar, ao qual fiz apenas algumas modificações e um comentário final. - Marcus Valerio XR
___________________________________________
Se privatizar a CEB, sua conta de Luz vai aumentar!
Seis poderosas empresas — CPFL, Neonergia, Equatorial, Energisa, Enel e EDP — quase todas controladas por capital estrangeiro e com acionistas em comum, querem assumir a privatização da CEB Distribuição, empresa pública responsável por garantir o fornecimento de energia a 1,1 milhão de moradias no DF.
Em 2020 a CEB recebeu o Prêmio Aneel de Qualidade, por ser considerada a concessionária mais bem avaliada pelo consumidor na região Centro-Oeste.
Para se ter uma ideia da ganância e fome de Lucro dessas Empresas, somente a "CPFL Energia", comandada pela Empresa Estatal Chinesa State Grid, contratou 200 pessoas para avaliar a compra da CEB, patrimônio construído pelo povo de Brasília.
A tarifa de energia aumentou incríveis 550% no Pará, enquanto a inflação variou cerca de 240%, após 20 anos de privatização. A Empresa que atua lá (Equatorial Energia) é uma das interessadas na compra da CEB.
1) CPFL Energia: Empresa controlada pela Estatal chinesa State Grid; atua na Distribuição de energia em 4 estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais (9,6 milhões de clientes em 687 cidades). Alega ter 14% de participação no mercado (2° do país);
2) Neoenergia: é controlada pelo Grupo Espanhol Iberdrola, e tem como acionista o Fundo de Previdência da Empresas Pública PREVI do Banco do Brasil; atua como holding na Distribuição de energia em 5 estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul (Empresa Elektro), Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe) e Rio Grande do Norte (Cosern). Alega atender 34 milhões de pessoas (14 milhões de clientes no Brasil, em 18 estados e 1028 cidades) com distribuição, transmissão, geração etc.
3) Equatorial Energia: Empresa Holding que tem como maiores acionistas um Fundo Estatal do Canadá (Canada Pension Plan), o maior fundo estadunidense e do mundo (BlackRock), o fundo inglês _(Schroder)_, o Banco Opportunity (fundado pelo Banqueiro Daniel Dantas da Operação Satiagraha da PF, que de tão poderoso foi solto e o delegado que o investigou foi demitido), e a Squadra Investimentos (fundado por Guilherme Aché). Atua em 4 estados: Maranhão (Equatorial Maranhão), Pará (Centrais Elétricas do (Celpa), Piauí (Equatorial Energia Piauí) e Alagoas (Equatorial Energia Alagoas). Alega ter 9,6 milhões de clientes na área de distribuição.
4) Energisa: Empresa controlada pelo Grupo Gipar (Família Botelho), tem como acionista o Banco Público BNDES, Empresa Pública Eletrobras, Fundo de Investimento Samambaia (administrado pelo banqueiro Ronaldo Cézar Coelho, alvo recente na Lava Jato por ser tesoureiro do PSDB). Atua na distribuição de energia em 11 estados: Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), Sergipe (Energisa Sergipe), Minas Gerais (Energisa Minas Gerais), Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo), Mato Grosso (Energisa Mato Grosso), Mato Grosso do Sul (Energisa Mato Grosso do Sul), Tocantins (Energisa Tocantins), Acre (Energisa Acre), Rondônia (Energisa Rondônia), Paraná e São Paulo (Energisa Sul-Sudeste). Alega ter 7 milhões de clientes (equivalente a 15 milhões de pessoas) em 788 municípios.
5) Enel Brasil: Empresa do Grupo italiano Enel. Após a aquisição da Distribuição de São Paulo (antiga Eletropaulo), em 2018, a empresa se tornou o maior grupo em distribuição de energia do país, e alega atender 17 milhões de consumidores em 511 cidades com distribuição de energia. Atua na distribuidoras de Energia em 4 estados: Rio de Janeiro (Ampla), Ceará (COELCE), São Paulo (Eletropaulo) e Goiás (CELG-D). A Enel do Goiás é a segunda pior distribuidora de eletricidade do Brasil das 29 empresas avaliadas, tendo o Governo falado em reverter a Privatização. Em São Paulo, o Procon aplicou multa de mais de R$ 10 milhões neste ano de 2020 por má prestação de serviço. Tal penalidade, porém, deve impactar pouco numa empresa cuja matriz é cotada em mais de €$ 10 Bilhões (euros), e cujo maior acionista, com quase 1/4 do capital é o governo italiano.
6) EDP Brasil: É uma subsidiária da Empresa Holding portuguesa Energias de Portugal (EDP). Tem como principais acionistas: China Three Gorges (Empresa Estatal de energia da China), Oppidum Capital (holding espanhola), BlackRock (maior fundo de investimentos do mundo) e a Espanhola Iberdrola (que controladora da CPFL Energia). Atua na distribuição de energia em dois estados: São Paulo e Espírito Santo. Alega atender 3,4 milhões de clientes em 106 cidades.
Como observa o camarada Marcus Valerio XR: “temos participação de grandes empresas estatais, desmentindo o mito da superioridade do setor privado, temos vários grupos estrangeiros, o que significa que grande parte dos lucros obtidos com a privatização irá para outros países mais ricos que o Brasil, e das empresas nacionais, várias estão envolvidas com corrupção. Enquanto isso, para a população, resta aumento desmedido de tarifa, do desemprego, da exploração do trabalhador e a piora na qualidade dos serviços.
Esse é a realidade da privatização.”
Igor Pontes Aguiar
Diretor do Sindágua - DF
Outubro de 2020
12 de Outubro
Até tucano tá constrangido com a canalhice privatista.
11 de Outubro
E espero, com esta, apresentar a nona e ÚLTIMA edição de minha lista de países ordenados em número de mortes por COVID-19, por milhão de habitantes, desconsiderando países com menos de um milhão, que venho publicando desde 19 de Abril, com base no Worldometers.
1 - Peru 1004
2 - Bélgica 877
3 - Bolívia 708 (+>8)
4 - BRASIL 705 (+4)
5 - Espanha 704 (-2)
6 - Chile 693 (-1)
7 - Equador 688 (+>4)
8 - EUA 661 (+1)
9 - México 647 (+1)
Como disse na última edição, de 01/09, estamos no Top 5, e aliás, desde Setembro, mas com oscilações, de modo que preferi esperar para que consolidássemos o lastimável posto. E só não acertei tudo porque achei que estaríamos junto com os EUA, que no entanto caiu bastante, ao passo que a Bolívia surpreendeu.
Ainda podemos ser novamente passados pela Espanha, mas dificilmente sairemos dos 5 piores países neste ou no próximo mês. Sendo ainda perfeitamente possível que subamos mais. Porém, também duvido que cheguemos ao 1°.
Considerando nossos recursos e estruturas, em termos de gestão da Pandemia, nossa vergonha só não é pior, talvez, que a dos EUA, país ao qual nosso governo se esforça em copiar tudo, mas só e somente só, DE RUIM. Donald Trump pode não ter sido tão estúpido, canalha e genocida quanto Bolsonaro, mas como país os EUA pecam ainda mais por mesmo sendo muito mais avançados científica, tecnológica e economicamente, não terem saúde pública universal e serem um pardieiro de esquizofrênicos, sociopatas, psicopatas e outras disfuncionalidades que devoram metade de seus recursos e virtudes.
É se é altamente provável que teriam sido melhores, especificamente nessa questão da pandemia, com outro governante, no Brasil é infalivelmente certo que seríamos muito melhores sem a besta-fera na presidência e sua corja de facínoras insanos apoiando, aplaudindo, e frequentemente induzindo, cada perversidade.
Não pretendo voltar mais a esse assunto tão cedo, talvez quando a pandemia completar um ano. Foi um assunto cansativo e degradante, detalhadamente desenvolvido nos seguintes links anteriores:
1 de Setembro
16 de Agosto
20 de Julho
21 de Junho
02 de Junho
23 de Maio
10 de Maio
19 de Abril
Além de uma projeção gráfica de 22/08, mas que agora segue atualizada.
10 de Outubro
Nos acostumamos com as mais estranhas situações, mas o som que ouvi por longos minutos entre as 5 e 6 desta manhã bem poderia ser considerado pano de fundo de um filme de horror, com sua cacofonia onde galos e pássaros diversos estranhamente se tornaram coadjuvantes de cigarras mutantes numa "sinfonia" grotesca e ensurdecedora que me lembrou os gritos noturnos da floresta em The Blair Witch Project (1999).
Diferente das cigarras, cidadãs de bem, decentes e de bons costumes que ouvi minha vida inteira, este ano temos uma variação que não respeita mais a noite. Toca estridentemente por mais de hora além do crepúsculo, e antes da aurora inicia sua toada ("trovoada") como se tivesse o propósito de silenciar os galos, legítimos trovadores da manhã, tornados praticamente inaudíveis.
O resultado é simplesmente horrível! Por sorte, dura pouco tempo, com elas, estranhamente, reduzindo suas emissões sonoras assim que o Sol nasce, descendo para os níveis aos quais já estamos acostumados.
Na verdade, conheci realmente o "canto das cigarras" aos 12 anos, em Setembro de 1984, ao me mudar da SQS 415, onde eram ausentes, para a 304, onde eram estridentes. Por muito tempo achei ser algum tipo de máquina que ficava ligada o dia inteiro.
A Super Quadra Sul 304 é muito mais arborizada, e com árvores muito maiores, de modo que meu apartamento na época permitia, de uma vista da janela, a ilusão de ser dentro de uma floresta.
Moro no Lago Sul desde 1988, embora tenha brevemente morado na Asa Norte e no Cruzeiro, e as cigarras aqui sempre me pareceram mais modestas. Até esse catastrófico 2020, pelo menos.
Queiram a deusas que estejam protestando contra o governo, lamuriando a pandemia ou dedicadas a um ritual de invocação de chuvas para nos livrar do clima igualmente horrendo e infernal ao qual Brasília, o DF e planalto central estão sendo submetidos neste autêntico regime de suplício.
8 de Outubro
Até hoje nunca encontrei mais alguém além de mim que saberia de imediato essa resposta. (Claro que muitos poderiam deduzir das opções.) Mas que LASER é uma sigla é algo que descobri numa enciclopédia mirim ainda na infância e até hoje me surpreendo que ninguém mais parece saber.
1 de Outubro
Esse artigo é bom pra lembrar que a massificação de mentiras canalhas (hoje chamadas Fake News) não é novidade. Os EUA, por exemplo, não possuem sistema universal de saúde graças ao anticomunismo, que mentiroso e canalha como sempre, enfiou mas cabeça dos "bolsominions" americanos do pós guerra que saúde pública universal era "um plano pra implantar o comunismo!"
Por que os EUA foram a única potência ocidental a rejeitar o sistema de saúde universal após a 2ª Guerra Mundial