2 0 0 8

27 de Maio de 2008

Acabo de adicionar como um de meus sites favoritos o do Pastor Caio Fábio, uma ilha de luz em meio ao negro oceano de insensatez que tem sido o movimento "evangélico" brasileiro, e mundial, que nem sequer merece esse nome, visto que costumam ser mais apegados ao Velho Testamento do que ao Novo, e quando não, tendem a santificar mais Paulo de Tarso e Pedro do que o próprio Jesus.
Apesar de ser um cético, eu nunca fechei as portas da espiritualidade, e embora não pretenda ser um religioso, devo dizer que se eu fosse um cristão protestante, certamente seria tão diferente e exótico, no bom sentido, quanto o Caio Fábio, visto ser este alguém que realmente tem um pensamento livre, lúcido, independente, e que sabe que a essência do cristianismo está realmente no Evangelho e na Boa Nova, e não no terror terreno do Jeová do Pentateuco, nem no terror metafísico do inferno. (Embora sinceramente eu seria antes Kardecista. Já o fui por uma década, porque não o seria de novo?)
Dentre outras, eu jamais chamaria Jesus de "Rei", muito menos de "Senhor", e muito menos Deus de "Senhor". Ora. Senhor sou Eu, o seu pai, o seu patrão ou o cidadão comum. Senhor era o senhor de escravos, o Lorde feudal, o Senhor de Engenho. Rei é o Rei Juan Carlos, o Imperador Hirohito ou o Rei Pelé. Jesus não seria nada disso. Não é Rei nem Senhor, é DEUS!!!
Céus! Se eu, que não sou crente, consigo diferenciar um título mundano de uma categoria divina, porque diabos os crentes não conseguem!? Isso me faz pensar que muito dos religiosos do movimento "evangélico" (entre aspas porque creio que essa designação é terrivelmente inadequada), estão muito mais sedentos de um líder mundano com título de nobreza social do que de um guia espiritual autêntico, e menos ainda de uma realidade transcendente que se liga ao mais sublime que o ser humano poderia ter. Não querem realmente uma experiência espiritual, uma abertura às possíveis dimensões superiores da realização sobrehumana, mas sim um defensor político, um chefe de clã, um rei, ao melhor estilo Artur para salvá-los dos saxões, ou Aragorn para salvá-los dos orcs de Mordor.
São antes orfãos do império, dos escravistas e dos coronéis, do que amantes da espiritualidade.

Há algum tempo devo alguma explicação para o critério de escollha dos GRANDES SITES, ao lado. Eles são diferentes dos Sites AMIGOS abaixo, que são de conhecidos pessoais. Escolhi-os pelo conteúdo, embora, nunca custe repetir, EU NÃO OS ENDOSSE plenamente. A maioria contém muitas opiniões diametralmente opostas as minhas, mas que merecem ser confrontadas. E, como deve ser óbvio, alguns se chocam uns com os outros de modo até radical.
As vezes é preciso ter paciência com alguns deles. Há alguns erros tolos no Projeto Ockham, como o presente em Método cientifico - Hipóteses, teorias e leis, que já denunciei há anos e o autor admitiu o deslize, mas jamais o corrigiu. Trata-se de afirmação delirante, largamente usada por criacionistas, de que uma hipótese científica pode ser promovida à Lei! O E-Farsas e o Ceticismo Aberto tem baixíssimas taxas de atualização, só ganhando mesmo do Criticando Kardec, que já tem anos de inatividade total. Carta Maior e Vermelho costumam misturar textos ótimos com textos sofríveis, mesmo porque são vários autores. Alon Feurwerker tem insistido demais em teclas que não consigo considerar relevantes, como essa bobagem do Dossiê Dilma Roussef, e já vai pra uns 3 meses que Olavo de Carvalho não diz absolutamente nada que preste. Já o problema do Astronomia é a programação visual ausente, e para não deixar nenhum de fora, o Dubito Ergo Sum, apesar de visualmente melhor, tem sua cota de dificuldade na organização visual, bem como textos de qualidade variável.
Mesmo assim, ainda são ótimos sites, e os mantenho aí. Procurando mais profundamente, é possível achar verdadeiras jóias.

Por fim, como sempre gosto de justificar minhas pausas, aviso que estou em processo de mudança, física, e que estou com o acesso à internet um pouco dificultado. E meu mestrado vai muito bem, e bem trabalhoso. Para os que quiserem um gostinho, podem dar uma conferida na página Democracia, que montei para auxiliar meus colegas a acessar alguns dos textos da disciplina de Ética e Filosofia Política, a maioria está em inglês. E também deêm um pulo no arquivo de aulas on-line com o professor italiano Giovanni Cassertano, especialista em Platão, que está lecionando Filosofia Antiga.

Ah! Quase me esqueci. Pensa que Fidel Castro já era? LEIA ISTO!!!
ABRIL DE 2008
MARÇO DE 2008
JANEIRO & FEVEREIRO DE 2008
DEZEMBRO DE 2007
NOVEMBRO DE 2007
OUTUBRO DE 2007
JULHO & AGOSTO DE 2007
MAIO & JUNHO DE 2007
MARÇO & ABRIL DE 2007
JANEIRO & FEVEREIRO DE 2007
OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2006
SETEMBRO DE 2006
AGOSTO DE 2006
JULHO DE 2006
MAIO & JUNHO DE 2006
ABRIL DE 2006
MARÇO DE 2006
JANEIRO & FEVEREIRO DE 2006
NOVEMBRO & DEZEMBRO de 2005
Periódicos de SETEMBRO & OUTUBRO de 2005
Periódicos de JUNHO - AGOSTO de 2005
Periódicos de MAIO de 2005
Periódicos de ABRIL/MARÇO de 2005
Periódicos de FEVEREIRO de 2005
Periódicos de JANEIRO de 2005
Periódicos de DEZEMBRO de 2004
Periódicos de NOVEMBRO de 2004
Periódicos de OUTUBRO de 2004
Periódicos de SETEMBRO de 2004
Periódicos de AGOSTO de 2004