30 de Agosto

Desculpe mais uma vez pela longa inatividade, há vários motivos para tal, como uma jornada de trabalho aumentada, com o devido aumento de salário, é claro, uma breve viagem, e a leitura frenética do último livro de J.K. Rowling, o excelente Harry Potter and the Deathly Hallows que passei uma semana incessante lendo num inglês bastante custoso devido a grande quantidade de gírias, expressões e modismos. Ler Inglês britânico do século XIX, pra mim, é bem mais fácil.
Além disso, algumas mensagens espinhosas estão travando o Livro de Visitantes.
Mas voltando ao que há de bom, é gratificante ver que a autora finalizou a saga de Harry Potter de maneira espetacular, selando definitivamente o lugar de Harry Potter na história da literatura fantástica.
Quem conhece minha monografia Heróis da Areia sabe que já antecipei a estrutura fundamental da saga de Harry Potter desde o começo de 2003, não devido ao personagem em si, mas sim devido a este ser mais uma encarnação clássica de um Herói mítico. A estrutura fundamental deste arquétipo heróico foi integralmente respeitada pela autora, e nesse sentido, não há qualquer novidade. O suspense bobo que foi feito em torno da possível morte de Harry Potter no último livro não era mistério algum para qualquer um que tenha um conhecimento mínimo sobre a saga clássica de um herói, e sobre a estória que vinha se desenvolvendo. Quem ler esta mesma monografia verá que também antecipei praticamente as mesmas coisas na estória de Dart Vader, que viria a ser mostrada em Episódio III embora neste caso haja alguns elementos inéditos.
Mas como eu disse, o que tende a garantir o sucesso de uma saga heróica é, ao mesmo tempo que inova na ambientação e nos detalhes, se mantém fiel aos elementos clássicos. É, no bom sentido, contar a mesma história de uma forma diferente, e o mais importante, de preferência, fazê-lo para uma nova geração, que não teve chance de ainda conhecer e reconhecer a velha fórmula. Em síntese, é usar a força do mítico, que subjaz nas entranhas psíquicas da humanidade, e de cada um de nós, por meio de uma narrativa atraente, capaz de arrebatar os jovens, no sentido mais pleno da palavra, mas também conquistar o respeito dos que apesar de veteranos no tema, e capazes de prever as estruturas fundamentais, ainda assim reconhecem a força mítica e jamais enjoam de sua estrutura.
Enfim, ainda está em tempo de, quem não conheça a Série, testemunhar o nascimento de um clássico, ao invés de viver somente de grandes obras do passado.

17 de Julho

Acrescentadas algumas informações na seção Informações, do livro virtual RAIO-Y.

Lamentavelmente aquele que era o melhor site de Ficção Científica no Brasil, o INTEMPOL simplemente sumiu do ar, há pelo menos um mês, o que me levou a remover seu link ao lado. É muito preocupante que tantas pessoas ainda não tenham despertado para a seriedade que deveria ser a internet. Mantenho meu site, sozinho, no ar desde o começo de 2001, criei o EVO.BIO em 2004, e eles JAMAIS saíram do ar por mais do que umas 30 horas, na ocasião de uma mudança de servidor.
É preciso um esforço de conscientização que exija um compromisso com os sites, principalmente aqueles de conteúdo importante. Sites deveriam ser considerados como filhos, uma vez gerados, tem que ser sempre cuidados. Deixar páginas relevantes simplesmente sumirem do ar só é bom mesmo para aqueles anciãos que odeiam informática, pois aí eles podem nos jogar na cara a afirmação de que os textos dos velhos livros da biblioteca dele não somem de uma ora para outra.
MAIO & JUNHO DE 2007
MARÇO & ABRIL DE 2007
JANEIRO & FEVEREIRO DE 2007
OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2006
SETEMBRO DE 2006
AGOSTO DE 2006
JULHO DE 2006
MAIO & JUNHO DE 2006
ABRIL DE 2006
MARÇO DE 2006
JANEIRO & FEVEREIRO DE 2006
NOVEMBRO & DEZEMBRO de 2005
Periódicos de SETEMBRO & OUTUBRO de 2005
Periódicos de JUNHO - AGOSTO de 2005
Periódicos de MAIO de 2005
Periódicos de ABRIL/MARÇO de 2005
Periódicos de FEVEREIRO de 2005
Periódicos de JANEIRO de 2005
Periódicos de DEZEMBRO de 2004
Periódicos de NOVEMBRO de 2004
Periódicos de OUTUBRO de 2004
Periódicos de SETEMBRO de 2004
Periódicos de AGOSTO de 2004