2 0 1 0
29 de Dezembro
Será que neste planeta existe alguém que consiga levar a sério as acusações de crime sexual contra Julian Assange? A situação é tão ridícula que nenhum orgão de imprensa conseguiu um modo convincente de formular em uma ou duas frases uma manchete que não soe no mínimo... estranha. Afinal "O homem que vazou segredos de estado do governo americano está sendo caçado / processado pelo mundo inteiro". Ah! Mas não é por ter mexido com a superpotência americana, e sim por ter cometido "crimes sexuais" contra duas suecas! ATENÇÃO! Apesar de ter causado sérios "danos" contra a "Inteligência" Norte-Americana, não foi expedida nenhuma ordem de prisão contra ele por isso. De repente surgem duas pitorescas acusações de condutas sexuais QUE NÃO SÃO CRIME em praticamente nenhum outro país, e o sujeito passa a ser caçado em todo o Ocidente!
Uma vez que ninguém consegue levar a sério tamanha asneira, ninguém também irá se preocupar em mostrar que os tais crimes sexuais são nada menos do que transar sem camisinha e com mais de uma parceira dentro do prazo de uma semana. E assim ninguém precisa se preocupar com o fato de que nem que isso fosse um estupro clássico, não faria ninguém ser perseguido pela Interpol numa ostensividade comparável à que se vê contra terroristas.
Na verdade, o "crime" propriamente dito foi que Julian Assange se recusou a usar sua percepção extra sensorial para sentir que sua camisinha estourou durante o ato, e interrompê-lo de imediato. Mais interessante ainda que as "vítimas" não pareceram incomodadas com o fato até que certas circunstâncias lhes sugeriram que processá-lo poderia ser uma boa idéia.
Nem vou dar bola para suspeitas graves como
esta, que acusa uma das "vítimas" de agente da CIA e outra de militante pró-EUA. Chamo apenas atenção para o ridículo lugar comum que é lançar sobre um desafeto uma acusação que NADA TEM A VER com o motivo do desafeto, pelo simples fato de que tal motivo original não incomoda quem quer que seja. E então arranja uma acusação que tem maior possibilidade de causar algum antipatia pelo sujeito. Na verdade até me surpreende que não tenha sacado alguma acusação de pedofilia, embora talvez fosse cara de pau de mais.
Faz lembrar a desculpa do pneu furado ao chegar atrasado no trabalho. Ainda que seja verdade, era tão manjada que não colava, sendo melhor inventar algum outro motivo. Por sorte, atualmente trânsito engarrafado é um motivo mais do que perfeitamente crível. E nesse sentido sim, que uma camisinha estoure durante um ato sexual ou que um homem tenha tido duas parceiras sexuais em uma semana são situações facilmente críveis, principalmente na Escandinávia, famosa por sua liberação sexual. Só que surpreendentemente, as condutas são criminalizadas, e aí dá até pra levar a sério que o ocorrido possua mesmo alguma base real. E ao mesmo tempo, fica tão cristalina a armação que só mesmo uma hipocrisia profissional típica de departamentos de fraude, crime oficial e mentira ostensiva e sistemática, como são os órgãos de inteligência, para levar adiante tal patifaria com tamanha desfaçatez.
É comparável a emprestar para um 'amigo' um DVD repleto de MP3 para que ele dê uma escutada, e logo em seguida mandar a polícia em cima dele para prendê-lo por pirataria! E por falar nisso, advinha uma das coisas que o Wikileaks divulgou? Nada menos que uma AUTÊNTICA CONSPIRAÇÃO, encabeçada por
EUA, Japão e outros países da União Européia que estão há 3 anos tramando em sigilo um ataque fatal contra o Software Livre, Compartilhamento de Arquivos na Internet e até Medicamentos Genéricos!
A história é completamente assombrosa, o tal ACTA prevê até mesmo o confisco e DESTRUIÇÃO de aparelhos pessoais que contenham dados que não estejam rigorosamente de acordo com os copyrights! E chegam até a ameaçar proibir cidadãos de acessar a internet!
Seque aqui um esboço do tratado, que veio a luz devido a múltiplas pressões públicas desde que o documento foi "vazado" pelo Wikileaks, e que, como seria de se esperar, não tem recebido atenção alguma de grande mídia.
Anti-Counterfeiting Trade Agreement
E alguns outros textos comentando o assunto:
Artigos discutem pontos negativos do ACTA
Câmara quer debater exclusão do Brasil de Acordo Antipirataria
Dossiê ACTA: para desvendar a ameaça ao conhecimento livre
Vale lembrar que O ALVO PRINCIPAL DO ACORDO é o BRIC, que está sendo considerado uma espécie de "eixo do mal" da pirataria. Ou seja, um golpe baixo dos países desenvolvidos para evitar que esses emergentes assumam a liderança do mundo. Há, porém, cláusulas tão absurdas que a aceitação global de tal acordo parece impossível, em sintonia com grande parte das ações da CIA (Central Idioty Agency), que não conseque sequer matar o ditador de uma ilha no Caribe apesar de dezenas de tentativas em meio século. (E ainda tem gente que pensa que esses caras conseguem acobertar até a existência de ETs em nosso mundo.)
Mas é sempre bom saber que tipo de sujeiras e baixarias as MegaCorps e os governos vendidos aos interesses particulares dos poderosos estão dispostas a promover para detonar qualquer um que ameace sua hegemonia, movidos não apenas por um compreensível desejo de conservar seu poder, mas, sobretudo, por apego desmedido ao passado e medo do futuro.
Sobre a Revolução Digital, leia
PIRATAS DIGITAIS e
GUERREIROS DIGITAIS.
|
|